terça-feira, 8 de janeiro de 2019

LENDA DO BONSAI


LENDA DO BONSAI
Conta uma lenda japonesa que no ano 250 a.C, um príncipe ia ser coroado imperador. Mas, de acordo com a lei, ele tinha de ser casado. Sabendo disso, o rapaz lançou uma disputa entre 30 jovens moças do reino e disse:
— Jovens pretendentes! Eu vou dar a cada uma de vocês uma semente de Bonsai. Aquela que, dentro de seis meses, trouxer a semente germinada e transformá-la na mais bela árvore Bonsai será minha esposa e tornará uma imperatriz.
O tempo passou e uma das jovens, a mais humilde delas, apesar de não ter tantas habilidades na arte da jardinagem, cuidava de sua sementinha com muita paciência, pois sabia que, se a semente germinasse em uma árvore na mesma extensão do seu amor, ela não precisaria ficar preocupada com o seu resultado.
Os três primeiros meses se passaram e nada da semente germinar. Ao expirar o prazo determinado, ela nada tinha conseguido, pois infelizmente a semente não transformou em uma pequena árvore. Consciente do seu esforço e dedicação compareceu ao palácio na data e hora marcada. Ela era a única jovem cujo vaso estava vazio e sem a pequena árvore Bonsai.
Todas as demais 29 jovens levaram uma pequena árvore em seu vaso, e cada uma mais bela que a outra:
A 1ª jovem levou um vaso com uma bela árvore Bonsai verde…

A árvore Bonsai da 2ª jovem era florida…

E assim foi… Da 3ª até a 29ª jovem com os seus vasos e as mais belas árvores Bonsais…

O futuro imperador observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção, anunciando que a 30ª jovem que trazia o vaso sem o Bonsai era a escolhida. Ela seria a sua futura esposa e imperatriz.

Ninguém compreendeu o porquê o príncipe ter escolhido justamente aquela que nada havia cultivado! Então, calmamente, ele esclareceu:
— Esta foi à única jovem que cultivou a árvore da honestidade, assim a fez digna de se tornar uma imperatriz, pois todas as 30 sementes que eu entreguei eram estéreis.

Bonsai “Fuji no ki” painting by Kubo
Mixed media/acrylic on canvas – 190x300cm.

Nenhum comentário: